Siga o Suporte Ninja por email

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sikur lança smartphone criptografado 100% nacional

Sikur lança smartphone criptografado 100% nacional

Cerca de um ano após o lançamento do smartphone “blindado” Blackphone, chega ao mercado um rival diretamente do Brasil com foco em segurança e privacidade. Chamado de GranitePhone, o novo aparelho é fabricado pela Sikur e será apresentado oficialmente ao público e ao mercado no próximo dia 2/3, quando começa a feira de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona.

Sikur lança smartphone criptografado 100% nacional para concorrer com o blackfone, mas será que vai acontecer o mesmo fiasco do blackfone?(Hackeado em 5 minutos)


Ainda sem uma data específica de lançamento, o GranitePhone promete altos níveis de autenticação, antivírus e recurso de limpeza remota, que permite apagar os dados mesmo longe do aparelho, entre outras coisas, além de ser obviamente criptografado.

Segundo a Sikur, que faz parte do grupo Ciberbras e possui escritórios espalhados pelo mundo, a produção será feita em parceria com uma grande fabricante mundial, que ainda não foi revelada por motivos comerciais. A produção deve ser feita na China e até mesmo o hardware foi projetado com a segurança dos usuários em mente.

“O smartphone ainda é algo muito frágil, que não foi feito para ser seguro. Mas não vendemos apenas segurança, hoje vendemos principalmente tranquilidade. Antes de começar a desenvolver o aparelho, fomos ao mercado saber o que os clientes queriam”, explica o CEO da Sikur, Cristiano Iop Kruger.

Modelos

No total, serão oferecidos dois modelos diferentes do GranitePhone. O primeiro e mais restrito é chamado de GT1, voltado principalmente para altos executivos/políticos/empresários que precisam de total segurança para a troca de informações sensíveis, segundo a Sikur.

Esse aparelho roda um sistema baseado no Android e será totalmente “blindado”, não podendo nem mesmo rodar aplicativos não aprovados pela Sikur, por exemplo. Ou seja, nada de redes sociais e afins neste telefone, que ainda vai contar com uma loja própria de apps.

A outra versão do GranitePhone é chamada de GT2 e um pouco mais “relaxada”, já que roda o Android padrão e permite ao usuário baixar aplicativos da Google Play e outras lojas.

O diferencial de segurança fica por conta do software de segurança Sikur que vem embarcado de fábrica em um “contêiner” onde os aplicativos específicos da empresa ficam separados do restante do aparelho, de forma parecida ao Samsung Knox. A ideia é que o usuário possa ter no mesmo aparelho os seus dados pessoais assim como uma área “isolada” para a troca de dados seguros.

Especificações

O GranitePhone conta com tela Full HD de 4,95 polegadas, processador Qualcomm Snapdragon 800 de 2.26GHz, câmera traseira de 8MP e frontal de 1.3MP, 16GB de armazenamento interno, 2GB de RAM e bateria de 2.300 mAh.

Lançamento

O aparelho fica em pré-venda entre março e junho e tem lançamento previsto para o terceiro trimestre deste ano em diferentes mercados mundiais, incluindo Brasil, EUA, Chile, Colômbia, México e Oriente Médio.

Ainda sem revelar o preço oficial, a empresa diz que o valor de referência para o mercado norte-americano deve ficar em torno de 800 dólares. O rival Blackphone custa a partir de 630 dólares.

Quem comprar o GranitePhone, também leva para casa uma licença do software de segurança Sikur, que é usado por diversas empresas e até mesmo pelo governo brasileiro. A companhia espera vender cerca de 80 mil unidades do aparelho em 2015.

Vale notar que inicialmente a venda será focada em empresas e governos, mas a Sikur disse que tem planos de lançar o GranitePhone para o consumidor final até o fim do ano.

Fonte computerworld.com.br

Todos os direitos reservados a Suporte Ninja