Siga o Suporte Ninja por email

sábado, 28 de março de 2015

Espionar celular - Facebook, whatsapp, sms - Vulnerabilidade na rede SS7

Uma Vulnerabilidade foi encontrada por pesquisadores alemães (Nohl and Tobias Engel) Ela permite espionar celular e os dados 3G (facebook, whatsapp, email, sms,) em qualquer lugar do mundo


descobriram algumas vulnerabilidades que permitem espionar celular de qualquer tipo com a interceptação de mensagens de texto e trafego de dados 3G. O detalhe é que é possível espionar celular mesmo em redes SS7 com criptografia avançada.
Através desta vulnerabilidade descoberta é possível espionar celular e a rede de dados 3G e com isso, também (Facebook, whatsapp, email etc…) estão comprometidos e só podem ser protegidos através do uso de uma VPN

Espionar celular - Novos bugs encontrados - Alemães descobriram falhas que permitem espionar qualquer celular

Alemães descobrem falhas que permitem espionar celular em qualquer lugar do mundo


As falhas são o exemplo mais recente da insegurança no SS7, sistema global que permite que as operadoras de telefonia celular façam o roteamento de chamadas, mensagens de texto e outros serviços como whatsapp, facebook, twitter. emails e SMS.

Especialistas em segurança dizem que o SS7, criado na década de 80, possui múltiplas vulnerabilidades que minam a privacidade do bilhões de clientes das operadoras de telefonia celular, o que facilita muito para criminosos possam conseguir espionar celular dos clientes de todas as operadoras em todo o mundo.

As falhas descobertas pelos pesquisadores alemães se aproveitam de funções integradas no SS7 que servem a outros propósitos, como alternar entre uma torre e outra ou manter a chamada conectada quando o usuário está dentro de um veículo em alta velocidade.

Os hackers podem então readaptar estas funções para conseguir explorar a vulnerabilidade e espionar celular e o trafego de dados como Facebook, whatsapp devido ao baixo nível de segurança da rede SS7.




Aqueles com mais conhecimento sobre as funções integradas no SS7 podem localizar quem está fazendo uma chamada em qualquer lugar do mundo, ouvir chamadas em tempo real, gravar chamadas criptografadas e interceptar mensagens de texto.

Estas vulnerabilidades continuam presentes mesmo com o investimento de bilhões de dólares das operadoras em redes 3G mais seguras. O problema é que mesmo com esta maior segurança, a comunicação entre as operadoras ainda precisa ser feita via SS7.

Com isso uma rede no Congo, por exemplo, pode ser usada para poder espionar celular na rede de telefonia de celular nos Estados Unidos.


Veja este manual, ele descreve como espionar celular do outro lado do planeta (Faça o download dos slides)

Como este manual hacker descreve como espionar qualquer celular do outro lado do planeta

Manual em slides (Em inglês )Slides de como espionar celular em qualquer lugar do mundo (Em inglês)

O Suporte Ninja já fechou parceria com o melhor serviço de VPN do mundo a VyprVPN e esta implementando a revenda dos planos de proteção com suporte no próprio Suporte Ninja e em Português para poder proteger melhor nossos clientes




Fonte:WashingtonPost

Tradução e adaptação – Suporte Ninja

Todos os direitos da Adaptação reservados a Suporte Ninja

Blog: Suporte ninja