Siga o Suporte Ninja por email

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Dica para uma navegação segura no Chrome

Justin Schuh pode dar uma dica ou duas sobre as me­lhores prá­ticas de se­gu­rança na in­ternet. Antes do Go­ogle o con­tratar como o seu pri­meiro en­ge­nheiro de se­gu­rança a tempo in­teiro para o seu na­ve­gador Ch­rome em 2009, ele já tinha ex­pe­ri­ência de tra­balho a tra­ba­lhar para a IBM, a NSA e os Ma­rines dos EUA.
Como um dos prin­ci­pais di­ri­gentes do Go­ogle para o Ch­rome, ele é agora res­pon­sável por se cer­ti­ficar que o na­ve­gador se mantém pro­te­gido dos ata­cantes através de me­didas pre­ven­tivas es­tru­tu­rais. En­quanto ele e a sua equipa se es­forçam para for­ta­lecer a ar­qui­te­tura do Ch­rome, há vá­rias coisas que o in­di­víduo comum pode fazer para per­ma­necer se­guro on­line. Schuh ofe­receu al­gumas das suas me­lhores técnicas de segurança e sua dica é bem simples.

Dica N°1. Evite utilizar computadores públicos se não tiver um bom plano de VPN!

Dica para uma navegação segura no Chrome


Marco Prati/Shutterstock.​com

Se está a uti­lizar um com­pu­tador pú­blico, o me­lhor a fazer é as­sumir que qual­quer in­for­mação a que acenda pode ser pú­blica.

Quando está a tra­ba­lhar num com­pu­tador pú­blico — como num hotel ou na bi­bli­o­teca — não ve­ri­fique os seus ex­tratos ban­cá­rios ou acenda a qual­quer outra conta con­fi­den­cial.

“É um fardo de­ma­siado grande para os ad­mi­nis­tra­dores do sis­tema pú­blico man­terem esses tipos de sis­tema se­guros, por­tanto é me­lhor apenas uti­lizá-los para pes­quisa pú­blica,” de­clara Schuh.


Dica N°2. Utilize palavras-passe diferentes para cada serviço. A sério

Dica para uma navegação segura no Chrome

Sim, me­mo­rizar vá­rias pa­la­vras-passe ale­a­tó­rias pode pa­recer uma enorme in­con­ve­ni­ência, mas ter uma só pa­lavra-passe para todas as suas contas é des­ne­ces­sa­ri­a­mente pe­ri­goso.

“Os pro­gramas de pa­la­vras-passe podem re­al­mente ajudar a criar e a re­cordar muitas e fortes pa­la­vras-passe, ” diz Schuch. (aprenda mais acerca de al­gumas opões aqui).

Dica N°3. Utilize a autenticação de dois fatores sempre que possível

Dica para uma navegação segura no Chrome

A ve­ri­fi­cação de dois passos é uma forma para dos web­sites con­fir­marem que é quem diz ser quando está a tentar acender à sua conta, nor­mal­mente através de um có­digo que é-lhe en­viado por men­sagem.

“Muitos dos ata­ques podem ser sig­ni­fi­ca­ti­va­mente ate­nu­ados com estes dois fa­tores,” de­clara Schuch.

Dica N°4. Pense duas vezes antes de instalar um novo plugin

Dica para uma navegação segura no Chrome

Schuch diz que ao longo dos anos em que tem es­tado no Go­ogle tem visto um au­mento de ter­ceiros ma­li­ci­osos a en­ganar os usuá­rios de modo a que façam down­load de uni­dades plugin ou de ou­tros exe­cu­tá­veis. Os usuá­rios fazem o down­load (por vezes mesmo com avisos dos seus na­ve­ga­dores), e aí a fer­ra­menta faz algo como rei­ni­ciar todas as suas pre­fe­rên­cias, o mo­nitor e acender às te­clas, ou en­viar as suas pes­quisas para um ter­ceiro.

In­ves­tigue se­ri­a­mente um novo plugin antes de o ins­talar. Uma forma fácil de se cer­ti­ficar que não é ques­ti­o­nável é apenas pes­quisar o seu nome no Go­ogle e ob­servar os re­sul­tados.

“O Ch­rome faz um ex­ce­lente tra­balho de o pro­teger,” de­clara Scuch. “Ob­ser­vámos o pro­blema das más uni­dades plugin há vá­rios anos, e tra­ba­lhámos muito para tentar re­solver o as­sunto.”

Du­rante estes pró­ximos seis meses, disse ele, o Go­ogle não irá ofe­recer qual­quer uni­dade plugin “sem ser tes­tada” para o Ch­rome. Quando uma equipa de se­gu­rança testa algo, sig­ni­fica que tes­taram re­al­mente o có­digo ou pro­gramas que não eram viá­veis. Por­tanto, bre­ve­mente não será pos­sível fazer down­load de uma uni­dade plugin para o Ch­rome que não tenha já sido de­vi­da­mente ve­ri­fi­cada.

Veja também a publicação do Suporte Ninja sobre como remover plugins, spywares, adwares, rootkits e toolbars indesejáveis dos navegadores


Dica N°5. Mantenha o navegador atualizado


Dica para uma navegação segura no Chrome

As equipas de se­gu­rança do na­ve­gador tra­ba­lham con­ti­nu­a­mente para pro­teger os usuá­rios de qual­quer risco. Mas todo o seu tra­balho árduo terá sido em vão se está a uti­lizar uma an­tiga versão do seu na­ve­gador de in­ternet.

O Ch­rome es­força-se para lançar novas e im­por­tantes ver­sões a cada seis a oito se­manas, com novas ver­sões se­cun­dá­rias a ser lan­çadas a cada duas a três se­manas, e o Go­ogle fa­ci­li­tará a sua vida ao atu­a­lizar o seu na­ve­gador au­to­ma­ti­ca­mente. No en­tanto, se não uti­liza o Ch­rome, cer­ti­fique-se no­va­mente de que está a tra­ba­lhar com a úl­tima versão.


Todos os direitos a Suporte Ninja Visite nosso Blog: Suporte ninja

O Suporte Ninja fechou parceria com um dos melhores serviços de proteção digital do mundo a VyprVPN usamos criptografia militar! Proteção digital Ninja para sua empresa e sua família. (Em breve com suporte direto atravez do nosso site "Suporte NInja" em Português)