Siga o Suporte Ninja por email

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Windows 10 alpha, privacidade e temos que ninguém lê

Windows 10, privacidade e temos que ninguém lê



Microsoft coleta todas as informações dos usuários do Windows 10 alpha

Depois que Edward Snowden botou a boca no trombone no ano passado, a maioria das empresas de tecnologia está pensando duas vezes quando se trata de coletar os dados do usuário. Umas seguem a vida normalmente, outras como a Apple e o Google usam de transparência e até mesmo oferecem ferramentas de criptografia nativa (algo que o o FBI, a NSA, a polícia e o procurador-geral dos EUA não curtiram), mas no caso da Microsoft ela está hoje em uma situação delicada, correndo para finalizar o Windows 10. Feedback dos usuários é essencial, mas e se mesmo com um milhão de usuários a grande maioria não colaborar (o que é bem passível de acontecer)?

Por isso não é surpresa que Redmond faça uma coleta massiva de toda e qualquer atividade do usuário no sistema, e agora a internet está um caos porque descobriram a verdade. Só que há um detalhe: a Microsoft avisou antes.

A bagunça começou quando a Forbes publicou um artigo jogando na via pública o que a Microsoft já havia deixado claro na página de Políticas de Privacidade do Windows 10: que a companhia pode e irá coletar dados massivos do usuário e que ele só deve utilizar o SO se estiver de acordo com isso. O objetivo da empresa é aprimorar o sistema, e só contar com o feedback espontâneo não basta.

Os pontos que deixaram os desinformados de cabelo em pé (o meu não, além de estar ciente estou sem nenhum no momento) são:


O Suporte Ninja fechou parceria com um dos melhores serviços de proteção digital do mundo a VyprVPN usamos criptografia militar! Proteção digital Ninja para sua empresa e sua família. (Em breve com suporte direto atravez do nosso site "Suporte NInja" em Português)

  • informações sobre hardware e quaisquer software instalado para fins de compatibilidade;

  • coleta de gravações de áudio, para melhorar o reconhecimento de fala do Windows 10;

  • informações sobre qualquer arquivo que você venha a abrir, o aplicativo utilizado, o tempo que ele fica aberto para fins de performance;

  • esse é problemático: coleta de tudo que o usuário digita para melhorar preenchimento automático e correção ortográfica.

Windows 10 é um preview, uma versão alfa de um SO que só deveria ser utilizado por profissionais e pessoas realmente interessadas em ajudar com o desenvolvimento da nova versão do sistema operacional


Veja bem, não estou defendendo a Microsoft neste ponto, mas as pessoas precisam se atentar que o Windows 10 é um preview, uma versão alfa de um SO que só deveria ser utilizado por profissionais e pessoas realmente interessadas em ajudar com o desenvolvimento da nova versão do sistema operacional. A empresa adquirir informações dos usuários como está fazendo não só era esperado como inevitável, embora eu fique com os dois pés atrás no que diz respeito a coletar dados do teclado. Ainda que tenha avisado os usuários, essencialmente o Windows 10 é um keylogger, arquivando cada palavra que o usuário digita e enviando para Redmond.

A Microsoft deixou claro que absolutamente TUDO que o usuário fizer no Windows 10 Alpha é registrado e enviado para a Microsoft


Ah sim: a Microsoft também deixou claro que qualquer coisa que vocês espetar no computador com o Windows 10 será vasculhado e terá seus dados coletados. Chamadas, SMS, histórico de navegação… essencialmente tudo. Informações de sua rede doméstica e obviamente outros aparelhos que fazem uso dela também serão coletados.

Não estou dizendo que a Microsoft está completamente certa em vasculhar os dados do usuário de forma tão flagrante


Mas os usuários devem aprender a ler sobre os termos de uso, e por se tratar de um software de teste era de se esperar algo assim e mais, em resposta ao site WinBeta a empresa ressaltou isso e lembrou que ao instalar o SO, o usuário concordou com os termos.

Estava tudo nos termos de uso, não dá para dizer que os usuários do Windows 10 alpha não foram avisados.


A grande reclamação do preview do Windows 8 foi que a Microsoft não ouvia o feedback. Agora ela está ouvindo bem até demais, e é preciso sim ficar atento com como você utiliza o sistema e evitar compartilhar dados sensíveis demais. Só não dá para dizer que os usuários não foram avisados.

Comentário do Suporte Ninja:

Isso me faz lembrar o hilário episódio do South Park “O HUMAN CENTiPAD”

“Um ponto interessante desse episódio, é uma brincadeira que eles fazem com as pessoas que não leem os termos de serviço, que digamos de passagem são duzentas mil páginas, e normalmente todo mundo clica em ACEITO. Bom, nessa de aceito, Kyle não le os termos e acaba sendo um dos humanos na experiência maluca da Apple.“
Fonte:

Adaptado e comentado por Suporte Ninja

Todos os direitos da Adaptação e dos comentários reservados a Suporte Ninja

Visite nosso Blog: Suporte ninja