Siga o Suporte Ninja por email

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Energia solar – em uma década Japão terá usina no espaço

Energia solar – em uma década Japão terá usina no espaço: O Japão, onde o catastrófico acidente nuclear de Fukushima fez crescer a procura por fontes alternativas de energia segura e sustentável, pretende satisfazer essa necessidade enviando uma usina geradora de energia para o espaço.

Imagine só: flutuando a 38 mil quilômetros da superfície da Terra estará uma gigantesca usina de geração de energia (satélite seria um termo mais apropriado) que se estenderá por vários quilômetros, pesando 10 mil toneladas e coberta por painéis que ficam ali, tomando sol enquanto armazenam sua poderosa energia.

Energia solar - em uma década Japão terá usina no espaço
A estação solar é presa a uma base terrestre por cabos de quase dez quilômetros de comprimento. Isso tudo opera como um contraponto à força da gravidade, de modo que o satélite é praticamente rebocado à medida que a Terra gira, mas permanece em um ponto fixo na órbita geoestacionária. O conceito é o mesmo proposto pelos astrofísicos para a construção de nossos futuros elevadores espaciais, como explicou Susumi Sasaki, professor emérito da JAXA, em um artigo no site da IEEE.